Texto adaptado da obra de Charles Dickens
Texto adaptado da obra “Redenção” psicografado por Zilda Gama, pelo Espírito Victor Hugo
CENA 1
(Antes que as cortinas se abram entra, vindo da platéia, o Vendedor de Ilusões chamando toda a atenção para ele, como um vendedor de pipoca em um circo)….
Baseado no Livro Remotos Cânticos de Belém, de Wallace Leal Rodrigues, ed. O Clarim, 1986, Matão, SP, cap. Relógio marcando 7 horas.
Teatro da Mocidade Espírita da Sociedade Espírita Renovação, apresentado em 30 de setembro e 1º de outubro de 1994, em comemoração aos 10 anos de fundação da Instituição, no Centro Espírita Ildefonso Correia, em Curitiba e, posteriormente, em 16 de dezembro de 1994, no Centro de Estudos Espíritas Francisco de Assis, também em Curitiba.
Minha história… Minhas lembranças…
Ei-las todas neste palco…
Vê a memória, o que o coração alcança
Nestas sendas para o alto…
Quando a idade das trevas chegava a seu fim
Quando o sofrer ainda guardava morada em mim
Esta era a escuridão que eu chamava de lar…
Ouvi, todos vós…
Ouvi com a chama que vos dá sentido à vida…
A história que intitulei: O FAROL.
No domingo, 6 de julho de 2008, crianças com seus pais, avós, tios, foram chegando de mansinho, primeiramente conhecendo ou visitando a Biblioteca Infantil, localizada na Sede Histórica da FEP e depois tomando conta dos lugares do Teatro para assistirem à peça.
O teatro ficou lotado. Todos, animados e participativos, puderam assistir uma excelente apresentação dos jovens artistas amadores do Centro Espírita Ildefonso Correia.
Numa peça simples, com poucos recursos e muita criatividade, o elenco surpreendeu o público que, além de se divertir muito, levou uma bela mensagem para reflexão.
Após o encerrar da peça, as crianças ainda foram convidadas, e levadas pelos
atores que as cativaram, para visitar a biblioteca infantil, espaço especialmente projetado para o público infantil.
Um grande sucesso, e mais uma iniciativa da Federação Espírita do Paraná em oferecer uma opção de qualidade, na forma e no conteúdo, para a sociedade curitibana.
Andrey Cechelero.
Texto de Andrey Cechelero com base na obra de Khalil Gibran
Os céus mandaram de volta (Uma comédia espírita)
Sinopse: O Senhor Pereira acorda em uma manhã e descobre que já não está mais entre os vivos. No céu tentam explicar-lhe o que aconteceu. E a coisa se complica ainda mais quando lhe conscientizam que, e de que maneira, terá que voltar aqui para a terra, pois realmente o Senhor Pereira estava coberto de razões, pois ainda não havia chegado a sua hora. Muita confusão e um final surpreendente, levando o público a quase morrer de tanto rir. Vale à pena conferir essa história pra lá de maluca.
Era uma vez uma pequena expressão chamada Por Favor, que morava na boca de um garotinho chamado Duda. Os Por Favor moram na boca de todo mundo e para ficarem fortes e felizes, devem ser tirados das bocas, de vez em quando, para tomar um pouco de ar…
A despedida trouxe uma brisa fria para esses corações…
Medo e incerteza nos sentimentos dele… Apreensão e saudade nos sentires dela… Tentou passar-lhe confiança, fé, dizendo que nunca deixaria de estar ao seu lado. Falou de Deus… Lembrou-se de Jesus…
Ele prometeu que toda vez que ouvisse a palavra “Sempre” lembraria dela. Assim ele a chamava, Sempre…