Música na história | Narração (áudio) | Plano base | Valor moral | Trilha sonora | Texto da história | Plano de aula (pedagógico) | Vídeo | Música cifrada |
Egoísmo |
Zizi era uma florzinha que vivia muito triste porque vivia sempre só no seu jardim e não tinha ninguém para conversar, se lamentava assim de sua solidão. Até que um dia Lili a florzinha que vivia no jardim vizinho resolveu saber por que Zizi vivia sempre tão tristonha e chorando, perguntou então a ela lhe respondeu:
– É por que vivo sozinha nesse jardim e nunca tenho ninguém para brincar ou conversar comigo, nem mesmo as borboletas vem me visitar como fazem no seu jardim
Lili compadecida da pobre Zizi procurou ajudá-la, e perguntou:
– Zizi você distribui suas sementes?
– É claro que não – respondeu Zizi zangada – As minhas sementes são somente minhas e de mais ninguém, nem os passarinhos deixo pegá-las.
– E o seu perfume?
– – O que que tem o meu perfume?
– Você deixa as pessoas cheirá-lo? – perguntou novamente Lili – Mas é claro que não, ele é só meu, e se alguém ameaça chegar perto de mim para sentir o seu cheirinho logo o escondo para que a embora e deixe o meu perfume em paz.
– Ah! Então é isso – disse Lili
– O quê?
– Ora você está sendo egoísta, não sabe que precisa distribuir suas sementes para que outras flores possam nascer e o seu perfume perfumar o ar?
– Ah! Eu não penso assim, o que é meu é só meu e demais ninguém!
– Isso não é verdade – Disse Lili – as flores nasceram para dar beleza aos jardins, aos campos, perfumar o ar, presentear, você nunca reparou o Dia dos Namorados, no Dia das Mães, Dia do Amigo….
– Reparar o quê?
– Ora todos compram flores para dar de presente as mães, as namoradas, aos amigos; isso porque a flor é um dos presentes mais bonitos! Quem ganha uma flor jamais esquece, é um presente que fica no coração! As flores Zizi nasceram para se doar, doar beleza, perfume. Se você continuar assim, e não mudar o seu modo de pensar, vai viver sempre sozinha e triste como tenho visto
Quando guardamos o que tem de melhor existe em nós ele se acaba e perde a razão de ser, mas quando distribuímos se multiplica e, tudo se transforma ao nosso redor.
Naquele dia Zizi passou pensando em tudo que sua amiga Lili havia dito e no dia seguinte resolveu aceitar o conselho, de Lili começando a agir de maneira diferente, passou a distribuir suas sementes pelo jardim permitindo que os passarinhos delas se alimentasse, e pedia ao vento que passava que espalhasse suas sementes não apenas em seu jardim, mas também naqueles que estivessem como o dela, sozinhos sem flor. O seu perfume não mais escondeu, doando ao ar para que levasse as pessoas e as casas da redondeza. Agindo assim Zizi sem perceber em pouco tempo começou-a ver seu jardim se encher de flores, onde borboletas, pássaros e pessoas vinham se deliciar da beleza e do perfume que nele existia. Até mesmo as flores de outros jardins ao saber da atitude de Zizi levaram para ela algumas de suas sementes para que ali brotassem e, em algum tempo o jardim de Zizi era o mais belo da redondeza, onde flores e perfumes variados embelezavam a vida naquele local. O jardim da florzinha Zizi passou a ser conhecido: como o o jardim da fraternidade, pois Zizi havia aprendido a lição, deixando seu egoísmo de lado descobriu que é dando que se recebe e nunca mais ela viveu só.